Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ims.com.br   


ANTONIO FERNANDO DE FRANCESCI
( Brasil – SÃO PAULO )

Antonio Fernando de Franceschi (Pirassununga, 27 de novembro de 1942 - São Paulo, 1 de junho de 2021) foi um poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro. Foi diretor do Museu de Arte de São Paulo e do Instituto Moreira Salles.
Nasceu no interior de São Paulo, em Pirassununga, em 27 de novembro de 1942. Aos 8 anos de idade, na década de 1950, emigra para a capital. Realizou seus estudos iniciais na Escola Caetano de Campos, localizada na Praça da República. Em 1964 inicia sua graduação em Filosofia na
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
É representante da Geração 60 de poesia, também conhecida como geração dos novíssimos.
Atuação
Entre 1980 e 1984 foi editor e diretor da Revista Istoé. Nesse contexto ficou conhecido por suas críticas literárias, não apenas na Istoé, mas também em outros periódicos. Entre 1980 e 1990 fez parte do conselho administrativo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Nesse mesmo contexto foi consultor da Associação Brasileira de Imprensa. Na década de 90 foi diretor do Museu de Arte de São Paulo.
Foi responsável, em conjunto a Walther Moreira Salles, pela criação do Instituto Moreira Salles. Tendo se tornado o seu primeiro diretor-superintendente, em 1992, cargo que ocupou até 2008.[4] João Moreira Salles afirma que sem Franceschi o IMS não teria existido, reafirmando a importância do poeta na concretização da instituição.
Durante sua gestão foi o responsável pela incorporação de acervos iconográficos importantes como os de Marc Ferrez, Marcel Gautherot, José Medeiros, Madalena Schwartz e Maureen Bisilliat. Na área literária conseguiu incorporar arquivos valiosos de Lygia Fagundes Telles, Otto Lara Resende, Rachel de Queiroz, Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector, também criou a série e editou "O escritor por ele mesmo" e os Cadernos de Literatura Brasileira.
No que diz respeito ao acervo musical do instituto, possibilitou a salvaguarda do acervo de Pixinguinha. E incorporou o acervo de Ernesto Nazareth, Humberto Franceschi e José Ramos Tinhorão
Prêmios
Recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia por "Tarde revelada" (1985) e "Caminho das águas" (1987), que também lhe rendeu o Prêmio da APCA. Por "Sal" (1989) recebeu o Prêmio Cassiano Ricardo.
Obras: “Tarde revelada" (Brasiliense, 1985). - "Caminho das águas" (Brasiliense, 1987). – “Sal" (1989). - "Fractais" (Brasiliense, 1990). - "A olho nu" (Companhia das Letras, 1993). -         "Cinco formas clássicas" (BEI, 2002). - "Sete suítes" (Companhia das Letras, 2010).

 

POESIA SEMPRE – Ano 13 -Número 20.  2005   Editor  Luciano Trigo.   Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2005.  264 p.  No. 10 385
Exemplar da biblioteca de ANTONIO MIRANDA

 

                   

          Cinco Formas  Clássicas / Suíte

Écloga

Sui polverosi espechi dell´estate Ungaretti

à tarde vêm
lúteas falenas

em tudo asas
farfalham plenas

féleas felices
centenas

veludas velas
sob as antenas

flanam falhadas
se descabelam

e em faina vã
falecem


Canzione

nel fero loco ove tem corte Amore
GUIDO CALCANTI

de nada vale amor que mero
ocupa verso e rima: se vero
não poupa: se raro preocupa
amor que vale arde e machuca

se é chama volteia como quero
se dura se trai in natura: erro
sei que não sei: amor mor se matura
e da própria substância se satura


requer já outro amor que cumpra
prometa mais ventura: pois nunca
mesmo a cumprirá: falho em candura
de amor se cai de uma altura


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar